Acabei de ganhar este livro do Shopping Casapark! Se para qualquer apreciador do bom design já seria um ótimo presente, para mim teve um sabor especial!

Sou admiradora do trabalho de seu pai desde pequena, frequentando a Casa Bettiol, que é uma obra primorosa sua! Na faculdade pude acompanhar a construção do CET que também é projeto seu.

A maioria dos arquitetos são moldados para se tornarem bons profissionais, mas alguns nascem arquitetos. Zanine Caldas foi assim.

E seu filho se não nasceu designer, viveu design por toda a sua vida! E desde que o descobri na boondesgin – SP em 2010 não me canso de me surpreender com seus trabalhos de design inovador!

Trabalhando com Plástico injetado ou rotomoldado, tela perfurada, metacrilato, aço inoxidável, estofado, fibra natural, madeira de demolição, chapa metálica, são materiais, que Zanini de Zanine, filho do designer José Zanine Caldas, utiliza em seus projetos.

O livro em primeiro pessoa, “Zanini de Zanine”, mostra a trajetória de 10 da carreira com designer. A influência de seu pai, Zanine Caldas, é clara em seus palavras. Maria Helena Estrada, jornalista e crítica de design, relata que se surpreendeu quando Zanine confessou que o seu brinquedo favorito era estar no ateliê com o pai, seja na Maqueteria na Universidade de Brasília ou em vários cantos no mundo por onde passaram juntos.

Sobre a relação com o pai Zanini diz “Fico feliz porque cresci vendo a geração do meu pai muito engajada em relação à cultura brasileira e às suas próprias áreas de trabalho. Hoje tento seguir esse exemplo, isso é uma das coisas que mais me dá prazer. A rotina é puxada, com muita responsabilidade, mas me divirto todos os dias fazendo o que faço,”

Em tempo…não teve preço o prazer de levá-lo para visitar a Casa Bettiol em novembro de 2014, para relembrar a sua infância e vê-lo admirar, agora com um olhar profissional, o belíssimo trabalho de seu pai nessa casa de amigos!

Casa Bettiol. Foto: Leonardo Finotti.

Casa Bettiol. Foto: Leonardo Finotti.

Referências Bibliográficas
LOOTT, M. Zanini de Zanine lança livro de sua obra. Casa Vogue (Online). Disponível em: <casavogue.globo.com/LazerCultura/Livros/noticia/2013/12/zanini-de-zanine-lanca-livro-de-sua-obra.html>. Acessado em 6 Fev 2015.

FINOTTI, Leonardo. Bettiol House, Zanine Caldas, Brasília DF, Brazil. Disponível em: <leonardofinotti.com/projects/bettiol-house/image/37101-100225-018d>. Acessado em 6 Fev 2014.