Residencial, projeto da Zaha Hadid. Fonte: Archdaily.

A arquiteta Zaha Hadid é autora do novo residencial da avenida Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro. Em seu primeiro projeto no Brasil, Zaha, segundo Romullo Baratto, utiliza traços orgânicos que destacam o entorno.

O edifício será implantado na última casa da avenida, chamada de “Casa das Pedras”, que pertencia a Zilda Azambuja Canavarro Pereira. Zilda viveu na “Casa das Pedras” por 94 anos e sua casa foi vendida após sua morte, aos 101 anos. A construção de dois pavimentos e 850 m² de área construída dará lugar ao edifício de 12 andares e cerca de cem apartamentos.

Residencial, projeto da Zaha Hadid. Fonte: Archdaily.

A casa não era tombada, mas foi necessário o caso passar pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural para consultar a demolição, pois foi construída antes de 1938. As pedras da antiga casa serão usadas pelo designer Aroeira para compor uma parede de pedras. Esta seria uma tentativa dos empreiteiros de mascarar demolição da última residência local com mais de 100 anos.

NÓS QUEREMOS SABER…

Qual a sua opinião sobre a demolição da Casa das Pedras? A história de um espaço pode ser interrompida para ter uma nova interpretação ou deve ser preservada? Arquitetos como Ieoh Ming Pei com a Pirâmide do Louvre e Odile Decq na intervenção no Phantom Restaurant Opera Garnier são um dos exemplos de intervenções arquitetônicas que visam a preservação histórico e cultural.

Pirâmide do Louvre, Ieoh Ming Pei. Fonte: Mob.

 

Phantom Restaurant Opera Garnier, Odile Decq. Fonte: Odile Decq.

Referências Bibliográficas

CARNAVAL, Marcelo. “Adeus à última casa da Avenida Atlântica.“ 21 Nov 2013. Disponível em: <www.oglobo.globo.com/economia/imoveis/adeus-ultima-casa-da-avenida-atlantica-10473520>. Acessado 3 Fev 2015.

NARDOCI, Dieago. Pirâmide do Louvre passará por reformas. Mob (Online) Disponível em: <mob.art.br/blog/piramide-do-louvre-reformas/>. Acessado em 5 Fev 2015.

Romullo Baratto. “Primeiras imagens do projeto de Zaha Hadid no Rio de Janeiro” 17 Dec 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Fev 2015. <www.archdaily.com.br/br/759147/primeiras-imagens-do-projeto-de-zaha-hadid-no-rio-de-janeiro>.

Studio Odile Decq. Phantom Restaurant Opera Garnier. Disponível em: <www.odiledecq.com/EN-19-project-13-Phantom_Restaurant_Opera_Garnier_France_Paris>. Acessado em 5 Fev 2015.