Chegou a vez de falar sobre o Pavilhão do Brasil na EXPOMilano 2015. Um projeto do Studio Arthur Casas, vencedor do concurso promovido pela APEXBrasil em 2013.

Um projeto muito feliz, que deu orgulho de ser Brasileiro, e que, não por acaso, é o segundo mais visitado da EXPO!

Para falar bem a verdade, não consegui concluir o real motivo:

 Se foi pela Arquitetura de linhas limpas e elegantes da caixa em aço corten, que foi feito como um tabuleiro de encaixe ( literalmente) entre cheios e vazios, luz e sombra.

Ou se foi pela imensa rede, uma instalação interativa provocante que chamava à todos a fazer parte dessa experiência incrível.

O fato é que, o Pavilhão Brasil retratou a nossa melhor versão em 4 mil metros quadrados de área construída. A nossa diversidade equilibradamente misturada e a micelânia de artistas e empresas consagradas dançando o mesmo samba, entre paradas e batuques. Mostramos tecnologia na construção já que os painéis de aço foram todos encaixados um a um numa rapidez impressionante.

Mostramos a nossa hospitalidade traduzida nesta imensa rede ( pois era quase impossível uma pessoa atravessá-la sem dar a mão à outra). Parecia até um sutil ” aqui só funciona se souber colaborar”. E como houveram colaborações! Empresas como Havaianas, Ipanema, Dudalina, Tramontina, estavam lá, mostrando os seus produtos.

A Ornare – empresa de excelência no segmento de móveis sob medida de alto padrão- montou uma cozinha no restaurante Brasileiro de dar inveja a muito Italiano!  A cozinha Match, design Studio Ornare, é um espaço funcional inaugurado dia 18 de junho, durante o ‘cooking show’ da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), que acontece durante workshop sobre o mercado gourmet da carne brasileira para formadores de opinião italianos.

A La Lampe produziu peças sensacionais desenhadas pelo estúdio NADA SE LEVA, em destaque a luminária Jibóia que imprimiu nosso ritmo brasileirinho no restaurante.

Os Irmãos Campana não ficaram atrás, com um sofá orgânico gigantesco, reforçando novamente que com agente o negócio é misturar.

E nas paredes brancas, uma instalação projetava o nosso potencial de alimentar o planeta! Uma volta no olhar para as nossas vitórias e potenciais, mostrando que o maior segredo de sucesso do  Brasil… são os Brasileiros!

fotos: acervo pessoal