Claro que, com a EXPO em Milão, o Pavilhão da Itália seria no mínimo estonteante! Imprimindo a excelência e tradição Italiana em Arquitetura e design aliado ao cuidado na alimentação, o Studio Nemesi & Associados, seguiu à risca o conceito original do Diretor de arte Marco Balich; ” A Itália como o berço de Novas Energias para o Futuro, com um passado rico, um museu de Glórias.”

O ” Palazzo Italia”, com quase 14.000 m2 de área de exibição, foi propositalmente posicionado no coração da EXPO. Uma edificação ousada e brilhante nos mínimos detalhes, uma mistura intrigante de aço, vidro e concreto biodinâmico em escala monumental.

Traduzindo o conceito de ” Uma Floresta Urbana” sua casca em concreto branco representa os “galhos” saindo de dentro para fora. Essa onda de galhos cria um jogo de luz.sombra, sólidos e vazios, resulta numa grande escultura com francos sinais de obra de arte! As sombras amenizam a incidência solar interna, dessa construção executada praticamente toda em peles de vidro e aço.

 Além de uma volumetria interessante, a plasticidade é notória na camada externa de concreto. Mas o que imortaliza essa obra ainda mais são o resultado do material utilizado e sua tecnologia. Vai além; essa casca realmente funciona como uma floresta urbana, uma vez que esse concreto biomolecular, além de ser composto em 80% de resíduos, possui uma tecnologia fotocatalítica chamada TX Ative que reage com os raios UV ,  oxidando os componentes orgânicos e inorgânicos constantes na poluição do ar, ou seja, “filtrando” o ar. Também é ” auto-limpante” não recebendo nenhuma aderência de materiais orgânicos ou não.

A cobertura também é instigante. Criando uma “vela” inovadora, Studio Nemesi cria um ‘dossel’ de vidros fotovoltáicos curvos e retos, que torna a experiência no interior do prédio tão atraente quanto a fachada externa, com o efeito de uma grande clarabóia cônica, que trás a luz natural para dentro do edifício.

Após o encerramento da EXPOMilano, em 31 de outubro de 2015, se tornará um centro de tecnologia e inovação para a cidade de Milão, It.

fotos: acervo pessoal

Para saber mais visite: http://www.padiglioneitaliaexpo2015.com/en/italy_pavilion/architectural_design

http://txactive.us/images/concrete_international.pdf

http://www.cement.org/cement-concrete-basics/products/self-cleaning-concrete

http://www.styl-comp.it/filosofia/en.php

http://www.expo2015.org/en/explore/exhibition-site/italian-pavilion