As exposições universais surgiram em 1851 e tinham o objetivo de lançar novos produtos invenções e novidades nas áreas da ciência, arquitetura e tecnologia em geral. A primeira edição aconteceu em Londres e tinha como tema “A Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações”. Para exposição foi construído o Palácio de Cristal, grande estufa de vidro de ferro fundido com vedação em vidro, projeto do arquiteto inglês Joseph Paxton.

Espaço da EXPO Milano 2015. Foto: Expo Milano 2015.

Neste ano, durante entre os dias 1º de maio e 31 de outubro, acontecerá a EXPO Milano 2015. É quarta vez que a Itália recebe o evento e desta vez recepcionará 150 países para discutir problemas do passado e presente que norteiam a nutrição e sustentabilidade. 


O Brasil já foi palco de uma exposição universal em 1992 no Rio de Janeiro. Nesta exposição foi abordado o tema “Exposição Internacional do Centenário da Independência”. Em 2023 São Paulo sediará a segunda edição do evento no Brasil.


O espaço contemplado para abrigar a edição italiana possui 21.000 metros quadrados nos quais estão sendo construídos cinco pavilhões temáticos, pavilhões das nações individuais e mistas.

Pavilhão da Itália para EXPO Milano 2015. Foto: XTU. 


Dentre os Pavilhões individuais em destaque são da Itália, da França, dos Emirados Árabes e da Tailândia. O Pavilhão da Itália é projeto dos Estúdio Nemesi & Partners Srl , Proger SpA e BMS Progetti Srl. O edifício foi inspirado em torno da natureza e arquitetura. Após o evento Pavilhão será um centro de inovação tecnológica para a cidade. 

 Pavilhão da Itália para EXPO Milano 2015. Foto: XTU.

 Pavilhão da França para EXPO Milano 2015. Foto: XTU.

O Pavilhão da França é uma cobertura feita de madeira de jura, material local, desmontáveis e reutilizações. Em 3.600 metros quadrados o edifício possui linhas continuas e cleans. Os responsáveis pelo projeto é a equipe Architectural X-Tu. A equipe explorou o conceitos de sustentabilidade, presentes na preocupação com a ventilação natural, no uso dos materiais e no baixo consumo de energia.

  Pavilhão da França para EXPO Milano 2015. Foto: XTU.

 Pavilhão UEA. Foto: Foster + Partners.

Outro Pavilhão impressionante pela sua forma e experiência arquitetônica é a dos Emirados Árabes. O design do arquiteto Norman Foster evoca a experiência de caminhar no espaço. Além desta experiência espacial o edifício possui princípios passivos, como a colheita de água da chuva e da integração de células fotovoltaicas.

 Pavilhão UEA. Foto: Foster + Partners.

  Pavilhão da Tailândia. Foto: OBA.

A incorporação do tema alimentação e sustentabilidade foi representada no Pavilhão da Tailândia pelo escritório The Office of Bangkok Architects (OBA) considerando os aspectos culturais do país. O design da OBA na extensa passagem de acesso ao pavilhão tailandês, localizada na principal via da exposição,  faz menção a lendária cobra d’ água da mitologia tailandesa, a naga, representada por uma cobertura composta por peças de madeira gradativamente inclinadas formando o movimento do animal. Ao longo do percurso os visitantes andarão envolvidos por uma plantação de arroz, alimento consumido tradicionalmente do país.

Como o tema da edição deste ano é a nutrição a OBA fez uma leitura da agricultura tradicional da Tailândia no corpo principal do espaço de exposição, uma casca que lembra o tradicional chapéu usado por fazendeiros tailandeses, o ngob.

 Pavilhão da Tailândia. Foto: OBA.

Durante os 6 meses de exibição o evento propõe um espaço para discussões sobre alimentação saudável e inovação para um futuro sustentável. A criatividade arquitetônica é marcante no evento, característica presente desde a primeira edição no final do século XIX.

Referências Bibliográficas

Expo Milano 2015. Disponível em: <www.expo2015.org>. Acessado em 10 Mar 2015.

Afinal o que é a Expo Milano 2015. O Guia de Milão. Disponível em: <www.oguiademilao.com/afinal-o-que-e-expo-milao-2015>. Acessado em 10 Mar 2015.


Expo Milão 2015: OBA divulga projeto do Pavilhão da Tailândia. ArchDaily Brasil. Disponível em: <www.archdaily.com.br/br/601616/expo-milao-2015-oba-divulga-projeto-do-pavilhao-da-tailandia>. Acesssado em 11 de Mar 2015.