Fachada da Lot 3 House, Kerry Hill Architects. Fonte: Pinterest.

O surgimento da Arquitetura está associado com a ideia de abrigo. Os primeiros abrigos, datados na pré-história neolítica, são construções predominante nas sociedades primitivas, elemento principal da organização espacial de diversos povos.


A função da edificação como abrigo ainda é marcante em nossa vivência. A edificação para o ser humano se comporta como sua terceira pele, no qual o protege das intempéries da natureza.

O abrigo representa um invólucro delimitador entre o público e o privado, pois nos leva a um interior, segundo Jorge Marão. O interior nos propicia várias experiências, dentre elas a experiência moldural do exterior observada no interior. A Lot 3 House, localizada na Hayman Island, ilha privada ao largo do estado de Queensland, Austrália, é um dos projetos do escritório australiano Kerry Hill Architects que exemplifica a experiência interior e exterior.


A arquitetura de Kerry Hill é marcada pela adaptação do design tradicional asiático e das condições climáticas locais. Hill diz que a arquitetura deve enfatizar uma experiência sensorial e intuitiva.

Vista da área aquatica e a natureza selvagem da Hayman Island. Fonte: Pinterest.


A Lot 3 House possui vistas opacas, semi-transparentes e transparentes. A opacidade está presente nos corpos totalmente vedados. A semi-transparência está na modulação da madeira nos dois corpos elevados. O afastamento entre cada módulo é de menos de 5 centímetros, este distanciamento promove ao usuário uma vista parcialmente interrompida do exterior. A transparência é o elemento de mais impacto, com ela a edificação se transforma em uma grande moldura da Hayman Island.

Vista do mar australiano observada por dentro da edificação. Fonte: Pinterest.


A experiência propiciada pela cumplicidade do interior e exterior torna-se mais profunda pela delicadeza da edificação, seja na esbeltez dos pilares e no uso da madeira que torna o contato com a natureza mais vivo. 

Área molhada íntima. Fonte: Pinterest.

Os elementos da natureza estão presentes também dentro da Lot 3 House. O forro curvo abraça o espaço que utiliza pedras naturais brutas e trabalhadas afim de reforçar o conceito de transportar a natureza para a residência.

Quarto da Lot 3 House. Fonte: Pinterest.

A experiência paisagística no interior da Lot 3 House contempla também os quartos. No quarto acima há uma grande abertura, protegida por um esbelto guarda-corpo. Esta exploração da paisagem traz para o espaço um grande impacto no interior.

Área de circulação. Fonte: Pinterest.

No centro da casa há uma abertura vertical que lava para área de circulação a  luz natural. Este espaço evoca as palavras do arquiteto, no qual “a experiência espacial deve evocar uma resposta de nossos sentidos – da visão, tato e som”. A visão é privilegiada pela luz, o tato pelo uso de materiais naturais e o som pelo movimento sóbrio do espelho d’ água.

Referências Bibliográficas


Kerry Hill Architects. Disponível em: <www.kerryhillarchitects.com/pages/KHA_main.htm>. Acessado em 20 de Fev 2015.

Kerry Hill. Pinterest. Disponível em: <br.pinterest.com/kusnoutomo/kerry-hill>. Acessado em 20 Fev 2015.


MIGUEL, J. M. C. . Casa e lar: a essência da Arquitetura.. Vitruvius, São Paulo, v. 1, p. 1-1, 2003.


President’s Design Award 2010. President’s Design Awards Singapore 2015. Disponível em <www.designsingapore.org/PDA_PUBLIC/gallery.aspx?sid=755>. Acessado em 20 Fev 2015.