Centre Pompidou-Metz. Foto: Didier Boy De La Tour.

Afim de conceber um espaço funcional, programa simples, circulação eficiente e o mais importante, segundo o arquiteto japonês Shigeru Ban, laureado em 2014 pelo Prêmio Pritzker de Arquitetura, conceber uma arquitetura racional o arquiteto projeta o Centro Pompidou-Metz, na França, no qual apresenta tais características. Suas referências de arquitetura racionais são o Tate Modem, em Londres, e o Dia: Beacon, em Nova York.

Galeria do Centre Pompidou-Metz. Fonte: Didier Boy De La Tour.

A ideia de construir um novo espaço de exibição em Paris se deu pela impossibilidade de exibir grandes obras em outros museus de Paris. A partir disso Shigeru dimensionou 18 metros de altura do piso à cobertura. O espaço possui três galerias com vista para pontos históricos da cidade, como a Catedral de Metz. Além desses espaços há um espaço para criação artística, um volume circular, um restaurante e escritórios.

Vista da Catedral de Metz, monumento de estilo neo-românico. Foto: Didier Boy De La Tour.

A planta do edifício possui o formato de um hexágono. Tal unidade trigonométrica é quebrada pelo movimento da cobertura, obtido pelo uso da madeira em módulos hexagonais e triângulos equiláteros. A união entre os módulos não se dá pelo metal. Como um trançado do tradicional chapéu chinês a própria madeira faz a ligação do conjunto.

Vista da cidade por dentro da estrutura do Centre Pompidou-Metz. Foto: Didier Boy De La Tour.

O trabalho de Shigeru Ban, observado também na arquitetura do Centre Pompidou-Metz, é visto como criativo e inovador pela abordagem construtiva, estabelecimento de estruturas e uso de materiais. O arquiteto diz que não cria coisas novas, diz aproveitar dos materiais que existem a nossa volta como parte da estrutura na arquitetura.

Referências Bibliográficas

“Centre Pompidou-Metz / Shigeru Ban Architects” [Centre Pompidou-Metz / Shigeru Ban Architects] 05 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Camilla Sbeghen) Acessado 23 Mar 2015. <www.archdaily.com.br/br/617797/centre-pompidou-metz-shigeru-ban-architects>.

QUIRK, Vanessa. “Shigeru Ban Nomeado Pritzker 2014” 24 de marco de 2014. ArchDaily . Acessado em 23 de março de 2015. <www.archdaily.com/?p=489209>.