Camargo Office Towers JK, São Paulo. Foto: ANVIDRO.

Andando pela Avenida Juscelino Kubistchek em São Paulo, dei de cara com uma construção que, a meu ver, supera a maioria de edifícios que já conheci.

Não só pela monumentalidade e robustez dos edifícios, a Camargo Office Towers JK encanta pela delicadeza dos traços, a sutileza das curvas, a ousadia das sobreposições.

Paisagem urbana e natural no entorno da Camargo Office Towers JK, São Paulo. Foto: ANVIDRO.

Impressiona também o sistema construtivo, rápido, eficiente e limpo, mesmo se tratando de torres com lajes escalonadas de tamanhos diferentes. A estrutura das torres são mistas com laje de concreto.

O projeto da Camargo Corporate Towers é do escritório Pelli Clarke Pelli Architects, no qual o mentor é o arquiteto argentino-americano Céser Pelli, o primeiro trabalho do arquiteto em solo brasileiro. A obra mais marcante da carreira de Pelli é a Petronas Twin Towers, torres gémeas localizadas na Malásia que tinha entre 1998 e 2004 o título de edifício mais alto do mundo.

A Camargo Office Towers JK em construção. Foto: ANVIDRO.

O edifício possui pré certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação para construções sustentáveis concedidas pela U.S. Green Council, Platinum 3.0. No terreno da Camargo Corporate Towers há uma área de serviços técnicos que possui uma usina de geração de energia com autossuficiência elétrica. O conjunto possui captação de quase 100% da água da chuva para irrigação do paisagismo com a água captada.

Camargo Office Towers JK, São Paulo. Foto: ANVIDRO.

A vedação é feita com vidro laminado de 12 mm e insulado e um vidro externo 6 mm, distanciados por uma câmera de ar. As torres proporcionam uma vista de 360º da cidade por causa da permeabilidade visual dos materiais e pela curvatura das extremidades. Sem dúvida, nasce mais um marco de arquitetura em São Paulo.

Camargo Office Towers JK, São Paulo. Foto: ANVIDRO.

Referências Bibliográficas

Associação Nacional de Vidraçarias (ANVIDRO). Empreendimento Sustentável receberá vidros com proteção térmica. Disponível em: <www.anavidro.com.br/empreendimento-sustentavel-recebera-vidros-com-protecao-termica/#!>. Acessado em 9 Mar 2015.