Foto: Nicolas Borel.

O edifício da marca Dior não poderia ser diferente, os planos curvos que encontram formando uma sinuosa casca, alusão ao tecido de algodão, deveriam remeter a arte, sendo o criador da marca, Christian Dior, não só um famoso estilista, mas também um entusiasta das artes, tendo produzidos obras de pintura e de desenho durante sua vida.

 

Foto: Nicolas Borel.

O autor do projeto do Edifício Dior é o francês Christian de Portzamparc, arquiteto mais jovem a ganhar o Prêmio Pritzker, aos 50 anos. Sua obra se desenvolve por expressivos planos e volumes, por vezes curvos e ou retilíneos, que se destacam na paisagem urbana.

 

Foto: Nicolas Borel.

Nesta obra Portzamparc queria que as superfícies fluíssem como um tecido branco. A fluidez está nas curvas que se movimentos atravessadas pelas linhas das esquadrias de fibra de vidro. Outro foco do projeto era destacar o edifício no meio da paisagem de Seul, no qual estão presentes outras grandes marcas de moda internacional. Portzamparc traz este destaque no encontro das conchas que convidam as pessoas entrarem na loja Dior. Ao entrarem o público experimenta as divertidas e ousadas formas do designer Peter Mariano.

 

Foto: Nicolas Borel.


Referências

Christian de Portzamparc. Disponível em: <www.portzamparc.com/en>. Acesso em 4 de outubr de 2015.

Christian Dior Flagship in Seoul. ARrchilovers. Disponível em: <www.archilovers.com/projects/165404#images>. Acesso em 3 de outubro de 2015.